A deputada Margarethe Coelho (PP) apresentou parecer favorável ao Indicativo de Projeto de Lei do deputado Flávio Júnior (PDT) que torna obrigatória a realização do exame de ecocardiograma nos recém-nascidos portadoores de Síndrome de Down no Estado do Piauí.
Na justificativa, o parlamentar informa que o projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa dia 16 de março de 2011, mas, foi vetado pelo Governo do Estado em virtude de gerar despesas para os cofres públicos. Hoje, a incidência das doenças cardíacas na população portadora de Síndrome de Down é menor que 1% de acordo com as pesquisas.
A deputada Margarethe Coelho informa no seu parecer que, na verdade, trata-se de uma medida necessária o diagnóstico neonatal das doenças cardíacas com o encaminhamento para o Serviço de Estimulação e Habilitação, além da fisioterapia, fonoterapia e a terapia ocupacional.
De acordo com a Constituição Federal, segundoa parlamentar, é obrigação do estado a assistência médica hospitalar e, nesses casos, garantir a vida aos portadores de síndrome de down.
Autor: Repórter : Emerson Brandão / Editor: Pires de Sabóia
Lorga & Mikejevs Advogados Associados
Rua Presidente Wenceslau Braz,
(65)3622-3889/ 3054-5040
(TIM) (65) 8143-1111
(VIVO) (65) 9926-0111
Skype:lorga.mikejevs.atendimento