Uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários na região de Campina Grande, na Paraíba, foi desarticulada na manhã desta quarta-feira (5) pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Polícia Federal, Previdência Social e Ministério Público Federal. Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão e de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens dos principais envolvidos. Entre os presos estão cinco servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os fraudadores utilizavam documentos adulterados para comprovar exercício de atividade rural a fim de obter aposentadorias e pensões. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.
Outra forma de atuação da quadrilha era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS.
A estimativa até agora é que a atuação do grupo causou prejuízo de mais de R$ 10 milhões. Participaram da Operação Agendamento Virtual 128 policiais federais e 32 servidores previdenciários.
Lorga & Mikejevs Advogados Associados
Rua Presidente Wenceslau Braz,
(65)3622-3889/ 3054-5040
(TIM) (65) 8143-1111
(VIVO) (65) 9926-0111
Skype:lorga.mikejevs.atendimento