Confiança, Credibilidade e Experiência

Fichas-sujas assumem na Câmara

14/07/2011 15:35

Quase seis meses depois da diplomação dos parlamentares eleitos em outubro passado, tomaram posse ontem na Câmara três deputados barrados pela Lei da Ficha Limpa e anistiados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou a validade da lei para 2012. Foram empossados o ex-líder do PP João Pizolatti (SC), Magda Mofatto (PTB-GO) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Também assumiu o cargo o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), beneficiado com nova totalização de votos e mudança no coeficiente eleitoral.

A posse mais festiva foi a de Janete Capiberibe, cassada em 2006 por compra de votos, juntamente com o marido, o então senador João Alberto Capiberibe, que também aguarda liberação do STF para voltar ao Senado. Na eleição passada, a família Capiberibe elegeu o filho Camilo governador do Amapá, contra o grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Parlamentares de vários partidos aproveitaram a posse de Janete para manifestações contra o que chamaram de abuso do poder econômico e político de Sarney no Amapá. No discurso, Janete pediu que o STF libere logo a posse de Capiberibe no Senado, já que o seu processo é o mesmo do marido. Um dos que mais comemoraram foi o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), ex-aliado e atual inimigo de Sarney.

Tem coisa melhor que isso? Foi uma pancada política para o Sarney. A família (Capiberibe) se consagrou apesar do seu jugo. Uma demonstração de que o povo do Amapá não aceita a intervenção do grupo Sarney disse Reinaldo.

A deputada Magda Mofatto também foi considerada ficha-suja por compra de votos. E João Pizolatti , segundo o Ministério Público Estadual, teria ignorado a Constituição ao permitir que uma empresa sua participasse e vencesse licitação para prestar serviços à prefeitura de Pomerode.

O deputado matogrossense Nilson Leitão fez questão de tomar posse separado, para não se misturar aos três fichas-sujas:

Não sou ficha-suja. Como sete deputados do Mato Grosso tiveram os registros indeferidos, por seis votos fiquei fora do coeficiente. (oglobo.com.br/pais)

Contato

Lorga & Mikejevs Advogados Associados

marco@lorgamikejevs.com.br

Rua Presidente Wenceslau Braz,
nº 202, Bairro Morada do Sol
Cuiabá - Mato Grosso
CEP:78.043-508

(65)3622-3889/ 3054-5040
(TIM) (65) 8143-1111
(VIVO) (65) 9926-0111
Skype:lorga.mikejevs.atendimento

Pesquisar no site

. . : : : : : CONSULTA DE PROCESSOS : : : : : . .
.::Nome:
.::Senha:

         W E B M A I L Acesso

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode