A Justiça Federal do Maranhão vai julgar as seis Ações Civis Públicas e uma Ação Cautelar Preparatória que tratam do acesso dos estudantes à correção das provas discursivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2010. A decisão sobre a competência do caso foi tomada durante julgamento na 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça.
Os autores das ações são as diversas unidades do Ministério Público Federal e aa Defensoria Pública da União. Os órgãos pedem que a União e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, permitam o acesso dos estudantes à prova corrigida e a possibilidade de recurso. Tais direitos estariam presentes nos futuros editais do exame.
O ministro Felix Fischer, vice-presidente do STJ, concedeu, em janeiro deste ano, uma liminar suspendendo todas as ações e os efeitos das liminares anteriormente dadas nesses processos até o julgamento de mérito deste conflito de competência. Com informações da Assessoria de Comunicação do STJ.
Fonte: Consultor Jurídico
Lorga & Mikejevs Advogados Associados
Rua Presidente Wenceslau Braz,
(65)3622-3889/ 3054-5040
(TIM) (65) 8143-1111
(VIVO) (65) 9926-0111
Skype:lorga.mikejevs.atendimento