Confiança, Credibilidade e Experiência

Sandro Neis: unidade institucional deve ser objetivo comum

22/11/2010 17:31

Corregedor Nacional do Ministério Público abre 1° Congresso Brasileiro de Gestão no MP e diz que a busca pela unidade deve ser o objetivo comum de toda a instituição. Evento é promovido pelo CNMP, em Brasília, e vai até quarta-feira.

A unidade institucional deve ser objetivo comum de todo o Ministério Público. A opinião é do Corregedor Nacional do Ministério Público, Sandro Neis, que abriu hoje (22), em Brasília, o 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), até quarta-feira (24), tem o objetivo de discutir e disseminar práticas em governança institucional, com foco em transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., participou da abertura do congresso. 

Ao abrir o evento, o corregedor nacional do MP lembrou que o CNMP não é apenas um órgão de controle externo, sendo também responsável pela elaboração de medidas para a melhoria e o fortalecimento do Ministério Público, que passam, segundo ele, pela busca da unidade institucional. "A experiência tem demonstrado que, pelos mais diversos quadrantes do país, temos diversas ilhas de excelência. Por outro lado, ainda encontramos instituições que estão dando os primeiros passos no aspecto organizacional, formatadas, muitas vezes, pelo improviso, pela falta de capacitação funcional e pela desmotivação interna. É nesse contexto que se insere o CNMP, como verdadeiro órgão equalizador. A unidade institucional, que passa, necessariamente, pela definição de um padrão mínimo de organização, deve ser um objetivo comum".

Sandro Neis falou ainda sobre o papel da Corregedoria que, para ele, vai além da fiscalização. "A Corregedoria Nacional do Ministério Público tem trabalhado de forma incessante na política de procurar conhecer as estruturas organizacionais das unidades inspecionadas, corrigindo rumos, mas, principalmente, dando orientações, por meio de recomendações sem caráter vinculativo, sem interferir na autonomia administrativa", explicou.

Cerca de 350 gestores dos MP's de todos os estados e dos quatro ramos do Ministério Público da União participam do 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público. Entre os temas em debate estão planejamento estratégico, interatividade na comunicação digital do setor público, gestão por competências, governança em tecnologia da informação, e comunicação pública. Na programação, estão previstas palestras e painéis com especialistas como a cientista política Maria Teresa Sadek, o doutor em Administração de Empresas e em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland (EUA) Fuad Gattaz Sobrinho, o especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos e ex-presidente mundial do Project Management Institute (PMI) Ricardo Vargas e o doutor em ciências contábeis pela Universidade de São Paulo e especialista em governança institucional Walmor Slomski, entre outros. As discussões serão mediadas ou conduzidas pelos conselheiros do CNMP.

Confira aqui a programação completa do 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público.

Imagens gerais do evento

O presidente da CONAMP acompanha a abertura do 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público

CONAMP

Assessoria de Comunicação

imprensa@conamp.org.br

61. 3314-1356 / 61. 8135-0944

Contato

Lorga & Mikejevs Advogados Associados

marco@lorgamikejevs.com.br

Rua Presidente Wenceslau Braz,
nº 202, Bairro Morada do Sol
Cuiabá - Mato Grosso
CEP:78.043-508

(65)3622-3889/ 3054-5040
(TIM) (65) 8143-1111
(VIVO) (65) 9926-0111
Skype:lorga.mikejevs.atendimento

Pesquisar no site

. . : : : : : CONSULTA DE PROCESSOS : : : : : . .
.::Nome:
.::Senha:

         W E B M A I L Acesso

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode